sexta-feira, 6 de março de 2009

Mostra Experimentos 2009

Mostra Experimentos 2009

José Fernando. Azevedo – EAD USP

Repete-se o bordão: o teatro permanece essa arte “pobre”, sustentada à custa de uma simultaneidade cada vez mais difícil, produzida a partir da atualidade do ver e do fazer. A escola, campo de formação, arranca em parte a sua legitimidade do reconhecimento deste campo também como um momento e um lugar de experimentação. Com isso ela garante, ainda que provisoriamente, elementos que certo teatro de hoje, a exemplo do de outros tempos não muito remotos, buscou: uma aproximação, sempre refletida, entre arte e vida, não como uma mera “coleta” de temas ou materiais, mas enquanto determinação de processos: o estudo, o ensaio, o exercício cênico, para além das “linhas de pesquisa”, tidos como cerne do pensamento, da criação. Busca que, radicada nas exigências do presente, não se reduz à reposição ou retorno aos supostos modelos.

Assim, mais uma vez, a Mostra de Teatro – Experimentos do Teatro da Universidade de São Paulo/TUSP reúne trabalhos de escolas públicas, trazendo-os para fora do campo restrito da pesquisa acadêmica ou escolar. Nesta edição temos o Departamento de Artes Cênicas/CAC e a Escola de Arte Dramática/EAD da Escola de Comunicações e Artes da USP; o Departamento de Artes Cênicas/DAC da Unicamp; o Departamento de Artes Cênicas da UNESP, a Escola Livre de Teatro de Santo André, a Fundação das Artes de São Caetano e o Departamento de Artes Cênicas da UERJ. Escolas públicas que vêem, nesta dimensão pública, a necessidade constante de pôr em discussão os sentidos de seu fazer.

Durante a programação, veremos: 1) Exercícios cênicos: apresentação de trabalhos em processo ou resultantes de processos criativos realizados em curso; 2) Ensaios: pesquisas de pós-graduação na forma de espetáculos, demonstrações, palestras, aulas abertas ou conferências; 3) Estudos: trabalhos de alunos e/ou professores ligados aos currículos ou à pesquisa extracurricular.

Com isso, é a partir do diálogo e da troca que este teatro, produzido no âmbito da universidade, abre-se e cada vez mais se inscreve na vida da cidade.

Estudo – Fuente Ovejuna
Data: 04/03 e 05/03
Horário: 20hrs
Preço: entrada franca
Duração: 70 minutos
Idade recomendada: 14 anos

Micro-sinopse
Fuente Ovejuna, de Lope de Vega, conta e canta, a partir de fato histórico, a impressionante façanha de um povoado que, sem intimidar-se pelo alto preço a pagar, toma seu destino nas mãos.
O exercício, dirigido por Isabel Setti, é fruto e continuidade do curso de interpretação do 4º termo que tem como foco a experimentação com a palavra em sua intereireza de sonoridade e sentido.
Ficha Técnica
Autor: Lope de Vega
Direção: Isabel Setti
Elenco:Turma 59 da Escola de Arte Dramática da ECA/USP
Produção Executiva: Bertha S. Heller

EExercício Cênico – As Três Irmãs
Data: 07/03 a 09/03
Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20hrs
Preço: entrada franca
Duração: 120min
Idade recomendada: 14 anos

Micro-sinopse
Exercício de apropriação do texto de Tchekhov, a partir do jogo de improvisação
dos atores

Ficha Técnica
Direção: José Fernando de Azevedo
Elenco: Alexandra Manolio, Conrado Caputto, Cássio Inácio, Daniel
Kronenberg, Flávia Teixeira, Igor Pushinov, Lucélia Sérgio, Pedro Cameron,
Ricardo Manastero, Tathy Yazigi, Tayrone Porto, Tiago Melo, Tom Roberto, Tomás
Tiradentes, Yukari Carolina.
Assistente de Direção: Pedro Mantovani
Preparação Corporal: Érika Moura
Direção de Arte; Cris Cortilio
Figurino: Lucélia Sérgio
Iluminação: Denílson Marques
Música: Bruno Monteiro
Cenotécnica: Nilton Ruiz Dias
Assistência de Cenografia: Conrado Caputto
Arte Gráfica: Tomás Tiradentes
Vídeo: Rodrigo Campos
Visagismo: Tayrone Porto
Produção: Bertha Heller e Karina de Andrade
Assistentes de Produção: Cássio Inácio e Tiago Melo
Estágio: Benjamin Manuel Neumann

Exercício Cênico – As Três Irmãs
Data: 07/03 a 09/03
Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20hrs
Preço: entrada franca
Duração: 120min
Idade recomendada: 14 anos

Micro-sinopse
Exercício de apropriação do texto de Tchekov, a partir do jogo de improvisação dos atores.
Ficha técnica
Atores – Turma 58: Alexandra Manolio, Conrado Caputto, Cássio Inácio, Daniel Kronenberg, Flávia Teixeira, Igor Pushinov, Lucélia Sérgio, Pedro Cameron, Ricardo Manastero, Tathy Yazigi, Tayrone Porto, Tiago Melo, Tom Roberto, Tomás Tiradentes, Yukari Carolina.
Direção – José Fernando de Azevedo
Assistente de Direção – Pedro Mantovani
Preparação Corporal – Érika Moura
Direção de Arte – Cris Cortilio
Figurino – Lucélia Sérgio
Iluminação – Denílson Marques
Música – Bruno Monteiro
Cenotécnica – Nilton Ruiz Dias
Assistência de Cenografia – Conrado Caputto
Arte Gráfica – Tomás Tiradentes
Vídeo – Rodrigo Campos
Visagismo – Tayrone Porto
Produção – Bertha Heller e Karina de Andrade
Assistentes de Produção – Cássio Inácio e Tiago Melo
Estágio – Benjamin Manuel Neumann



Estudo – Assim Que Passarem Cinco Anos
Data: 11/03
Horário: 20hrs
Preço: entrada franca
Duração: 70 minutos
Idade recomendada: 14 anos

Micro-sinopse
O poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca faz sua leitura pessoal sobre o tempo e a morte. Escrita em 1931, talvez seja essa a peça menos conhecida e a mais problemática. Estruturada como uma paródia dos melodramas familiares, o espetáculo é composto por três atos, cada um transpassado por uma cena surrealista, construídos em forma de disputas poéticas, com ritmos e rimas, cuja escrita foi motivada pela saturação do divertimento destrutivo modernista e a insatisfação com o desgaste da linguagem poética.
Ficha Técnica
Texto: Federico Garcia Lorca
Direção Geral: Celso Correia Lopes
Preparação corporal: Melissa Aguiar
Produção: Núcleo 40 de Teatro da Fundação das Artes
Elenco: Dario Moreira, Franciele Moraes, Gabi Costa, Júnior Docini, Lara Weber, Natalie Lentini, Patrícia Augusto, Pedro Moura, Sheyla Quezado, Tatta Dumont, Thaís Cezarini, Victor Merseguel.

Nenhum comentário: