"Uma parcela significativa do teatro que se faz na cidade de São Paulo provém (de distintos modos) do ambiente universitário. Nesse sentido, questões relativas à academia quanto à criação artística, como, por exemplo, a articulação teoria-prática, são repensadas face aos processos artísticos gestados nessa ambiência. Ainda que possa ser tida, por alguns, como junção antagônica, a superação dessa aparente dicotomia pode ser observada na cena contemporânea paulistana, em que grupos (que se nomeiam de múltiplas formas, indicador das ideologias dos ajuntamentos) ocupam espaços em diversas regiões da cidade. Espraiando-se em toda a urbe, coletivos partilham não a idéia de uma metrópole policêntrica, mas, talvez, a concepção de uma rede urbana sem um centro determinante e determinado. Em seu continuo modificar-se, São Paulo compõe geografias dúcteis, tensionando riqueza e pobreza, delineando espaços antagônicos na geometria da cidade.
A MOSTRA EXPERIMENTOS TUSP 2010 vem ao encontro dessas questões, configuradas no âmbito cênico. Um fato comum que perpassa todos os experimentos diz respeito à dramaturgia, vista não como algo externo ao processo da cena. No seio de muitos coletivos, a autoria do espetáculo desloca-se de um único atuante e reveste todo o conjunto em diversos matizes e interações. As assinaturas, ao mesmo tempo em que pontuam as individualidades dos criadores, compõem um mosaico de tenções compartilhadas. Em alguns casos, a fatura textual faz surgir monologias que carecem de estruturas dramatúrgicas que a suportem plenamente. Outra questão diz respeito ao teatro em espaços abertos que busca na cidade a matéria para a sua criação, em que a rua não é apenas um elemento cenoplástico, mas matéria instauradora de situ-ações. É importante observar que esses Experimentos não se constituem em eventos independentes da nossa contribuição: a experiência vivenciada, como espectador, é fundamental e integra o conceptivo cênico dessas produções.
Reunindo escolas técnicas e de níveis superior, contemplando a graduação e a pós-graduação, a MOSTRA EXPERIMENTOS 2010 traz à cena criações solo e coletivas oriundas da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP (CAC), do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp e do Programa de Pós-graduação
Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa
Chefe do Departamento de Artes Cênicas - CAC-ECA-USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário