sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A(p)arte da Vez é destaque em matéria do Estadão

O primeiro A(p)arte da Vez – uma assembleia de arte de grupos universitários, ocorrida no prédio da rua Maria Antônia dia 08.12 por ocasião do lançamento do terceiro número da aParte XXI, a revista do TUSP – teve destaque na matéria "No fim do ano, a surpresa vem de universitários", de Jefferson Del Rios, publicada no dia 28.12.10 no Estadão.
A partir do evento, a matéria procura ressaltar a importância histórica e atual do teatro brasileiro vinculado às universidades.

Confira a seguir trecho do artigo:
"Uma assembleia de arte na sede do Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp), dia 8 de dezembro, sinalizou um fortalecimento do teatro em faculdades. Oito grupos de teatro, dança e música de várias universidades criaram um espetáculo como um roteiro ou jogo da amarelinha cortaziano. O motivo do encontro foi a relançamento da aParte, […] excelente na sua diversidade e ímpeto polêmico.
Para comemorar o fato, […] o Tusp reuniu universitários para pensar coletivamente uma assembleia de arte [em que] 'toda manifestação artística deve se realizar por meio de proposição estética'[…]. E assim foi, um diálogo artístico entre os elencos, o que resultou em um espetáculo exuberante, às vezes meio desorganizado, mas musical, inquieto e divertido.
As representações eram interligadas por canto e música instrumental de primeira qualidade, enquanto grafiteiros realizavam intervenções no pátio interno do edifício. Havia boa energia e confraternização no evento que não deixou de ser uma vertente da chamada nova teatralidade".

O texto de Jefferson del Rios pode ser lido na íntegra em:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101228/not_imp658814,0.php


TUSP indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2010

Além disso, o Teatro da Universidade de São Paulo teve sua atuação em 2010 reconhecida por duas indicações na atual edição do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.

A primeira delas na categoria "Publicação dedicada ao universo do teatro (segundo semestre de 2010)", pela edição de retomada do terceiro número da revista do TUSP, aParte XXI (cujos dois primeiros números datam de 1968);
A segunda contempla o Circuito TUSP de Teatro, na categoria "Prêmio Especial", por levar espetáculos e oficinas teatrais a cidades e campi do interior de São Paulo (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos).

O TUSP está também relacionado a outros indicados. O espetáculo Escuro, indicado nas categorias “Dramaturgia”, “Direção”, “Trabalho em sala convencional” e “Projeto visual”, teve sua estreia no palco do TUSP, em maio de 2010.
Ainda na categoria “Publicação dedicada ao teatro”, foi também indicado o livro Na Cena do Dr. Dapertutto, de Maria Thais, ex-diretora do TUSP, pela ed. Perspectiva;
E finalmente, na mesma categoria, Sebastião Milaré, que foi um dos articulistas da revista aParte XXI 3, recebeu indicações por Hierofania (Edições Sesc SP) e Batalha da Quimera (Edições Funarte).

A seleção deu-se a partir de indicações da sociedade civil realizadas por e-mail, com a participação de uma comissão avaliadora composta por Alexandre Mate, Lizette Negreiros, Antônio Chapeu e Sérgio Roveri.
A entrega do prêmio está prevista para o dia 07 de fevereiro de 2011, no Teatro Coletivo.

Está disponível no site da CPT a lista completa dos indicados: http://www.cooperativadeteatro.com.br/2010/?p=2528

Nenhum comentário: