segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Em 2011, TUSP põe em foco a produção artístico-cultural universitária e a comicidade

O quarto número da revista aParte XXI dará destaque à reflexão sobre a comicidade nas artes cênicas e sua implicação na produção da cultura.

Temos em vista propor debate sobre o caráter tanto conservador como transformador (e de resistência) da comédia e, de modo mais amplo, do humor. Em função do progressivo esvaziamento do sentido – ou sentidos – do riso na contemporaneidade, deseja-se pôr em discussão aspectos relacionados à indústria cultural, à liquidação de valores simbólicos, ao entretenimento de mercado, à perda do juízo crítico.
A fim de ampliar as perspectivas sobre a produção cultural no estado de São Paulo, contaremos ainda com abordagens específicas dos temas centrais em pauta nos campi da USP das cidades de Piracicaba, Bauru e São Carlos.
Finalmente, na seção “Tentativas para Debate”, dedicada a provocar e aprofundar questões sobre o teatro universitário e amador, planejamos a publicação de relevante ensaio de Bertolt Brecht, inédito no Brasil, acerca deste tema.

A produção cultural universitária é também a matéria do A(p)arte da Vez, assembleia de arte que põe em diálogo artístico grupos universitários que desenvolvem práticas em teatro, dança, música, artes visuais e literatura, e da Mostra Experimentos do TUSP, com início em 16 de março, na qual alunos em formação em artes cênicas de diversas universidades expõem ao público interessado momentos diferenciados de suas pesquisas.

Nenhum comentário: