terça-feira, 19 de abril de 2011

Mostra Italiana de Teatro de Rua

O TUSP recebe hoje, 19.04, às 19h30, a master class A Cena Imaterial, com Luca Ruzza. O evento está inserido na Mostra Italiana de Teatro de Rua, parte das comemorações do Momento Itália/Brasil, entre 19 e 25 de abril. Venha conferir!



19 de abril, 19h30
local: Teatro da USP, Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque.
O teatro é a simulação física de um espaço mental, sugere Derrick de Kerckhove, herdeiro de McLuhan.  É uma definição que nos faz refletir sobre a necessidade de traduzir fisicamente, com uma ação, pela experiência, que absorve a informação cultural. Estabelecer uma relação entre a ação, o espaço físico e psíquico, com nosso corpo por meio de uma espécie de “interface” com sistemas multimídia. A partir dessas reflexões o Prof. Dr. Luca Ruzza discorre sobre cenografia virtual e as aplicações de sistemas multimídia nas artes cênicas.
Também como parte dessa Mostra, ocorrerá no TUSP a apresentação da performance Natura Sonoris, de Laura Colombo e Luca Ruzza, no dia 25 de abril, às 18h30 e às 21h
Entrada gratuita (Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do início das atividades, no TUSP).
ATENÇÃO: Por conta do evento do dia 25.04, não haverá a exibição de A Viagem do Capitão Tornado no programa Teatro no Cinema do Tusp.

A Companhia
Open Lab Company nasceu em 1991 do encontro de Laura Colombo – performer  – e Luca Ruzza – arquiteto e cenógrafo. Desde então a companhia está presente no teatro internacional com performances e instalações que utilizam uma linguagem onde a ausência da palavra, aliada a composição e elaboração do movimento, dá formas e complexidade à uma peculiar escritura cênica. Nos últimos anos a companhia atinge sua maturidade através de intercâmbios e projetos, resultado das suas pesquisas com alta tecnologia ligada às artes cênicas.

Laura Colombo encontra em 1977, os atores do Teatr Laboratorium de Jerzy Grotowski, e inicia suas pesquisas nas artes cênicas. Em 1978 faz uma viagem à Kerala, Índia, onde estuda profundamente a dança Katakali. Funda em 1980 o Gruppo Internazionale l’Avventura em Volterra e foca seus estudos na investigação das possibilidades perceptivas conectadas ao movimento físico. Trabalha como atriz com diretores de renome internacional como Roberto Baci e Gerald Thomas no teatro,  Pascal Delignee, Raoul Ruiz e Mariane Arhne no cinema.
Em 1991 funda, com Luca Ruzza, a Open Lab Company, onde aprofunda seu trabalho de pesquisa formando com o cenógrafo uma dupla flexível e aberta a colaboração de diversas linguagens.
Luca Ruzza recebeu o Prêmio ARCE Europeu em 1998 pela arquitetura inovadora do projeto do atelier onde vive e trabalha, dirigindo ali a Open Lab Company. Seu foco de maior interessetem sido o desenho do espetáculo e sua arquitetura através do uso de alta tecnologia. Colabora com teatros nacionais e internacionais na criação de projetos multimídiadedicados a examinar/investigar a relação entre imagens e espaços de identidades diferentes. Ensina Cenografia Virtual na Prima Università degli Studi di Roma “La Sapienza”. Luca Ruzza é autor de diversas publicações sobre o espaço teatral e sobre a cenografia virtual, produtor de projetos multimídia, utiliza e experimenta a tecnologia inovadora para o tratamento e “fruição” do ambiente “imagem”. Pesquisador da percepção humana conjuga a atividade produtiva pormeio de uma intensa programação de encontros e estudos sobre este objeto. Recebeu o  XVI°PREMIO STREGATTO edição 2001/2002, pela cenografia e arquitetura multimídia do espetáculoBella & Bestia, produzido pelo Kismet OperA Teatro. Membro do projeto Hyperopticon-Dinamarca e do TAFT-Noruega.

A Mostra
Povoar as ruas de São Paulo com sons, cores, músicas e imagens, mudando a rotina de nossa cidade, é um de nossos objetivos. Promover a troca entre criadores brasileiros e italianos reflete nossa crença de que a arte se mantém viva quando se multiplica e é compartilhada.
Espetáculos, projeções, oficinas e conferências compõem o mosaico da programação que apresenta um extrato da produção teatral contemporânea italiana onde a tradição anda lado a lado com as novas tecnologias. A parceria com o CCBB,  Open Lab Company, Teatro Tascabile di Bergamo, Teatro Due Mondi, SP Escola de Teatro e o Teatro da USP (TUSP), nos faz crer que o teatro ainda é um território onde as diferenças se complementam e que sua função transformadora segue mais viva do que nunca. Assim será nas ruas de São Paulo!


Mais informações e programação completa no flyer e no site Mostra Italiana de Teatro de Rua.



Nenhum comentário: