sexta-feira, 29 de julho de 2011

TUSP convida Barracão Teatro

Em agosto e setembro de 2011, o Teatro da Universidade de São Paulo apresentará parte da produção do grupo Barracão Teatro, coletivo teatral fundado em 1998 por Esio Magalhães e Tiche Vianna. Serão apresentados os espetáculos Diário Baldio e Encruzilhados entre a Barbárie e o Sonho e Tiche Vianna ministrará duas oficinas, uma no mês de agosto e outra em setembro.



A oficina Máscara Neutra: da pré-expressividade à expressividade do ator ocorrerá no TUSP de 25 a 28 de agosto (quinta a domingo), das 14h às 18h. As inscrições para esta primeira oficina encerram-se no dia 12/08/2011, e devem ser feitas mediante o envio de carta de interesse e currículo para o e-mail producao@barracaoteatro.com.br. [Favor mencionar no e-mail de inscrição a oficina de seu interesse]


A oficina se realizará no TUSP dos dias 25 a 28 de agosto (quinta a domingo) das 14h às 18h. 
A máscara neutra é um grande instrumento para desenvolver o trabalho físico e expressivo do ator. Por ser uma máscara didática, ela nos possibilita aprofundar e aprimorar o potencial expressivo do artista, através da ação de um corpo vivo e presente. O objetivo deste curso é instrumentalizar o ator enquanto criador da expressão teatral.

O conteúdo abordado pela oficina será: A preparação do ator para o trabalho: a construção de uma energia extra-cotidiana e o corpo dilatado; Esvaziamento: limpeza de vícios expressivos e trejeitos; A presença cênica: a disponibilidade do ator através da escuta, visão e percepção, no tempo presente; A concretude expressiva do corpo: movimento, gesto e ação; Relação com o espaço, com objetos e com os outros corpos; A ação; A narrativa corpórea.


Ministrante: Tiche Vianna
Pré-requisito para a participação: disponibilidade para o trabalho físico.
Material necessário para cada participante: roupas sem estampa, de cores neutras, que possibilitam o trabalho físico e meia-calça preta.
Programação Gratuita. 20 vagas. Haverá seleção de participantes. Os interessados deverão enviar carta de interesse e currículo para o e-mail producao@barracaoteatro.com.br [Favor mencionar no e-mail de inscrição a oficina de seu interesse]

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.