segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ariano Suassuna no Leituras Públicas


O Santo e a porca é a próxima obra do Leituras Públicas 

O TUSP dá continuidade ao VI Ciclo do Programa de Leituras Públicas e hoje, 31 de outubro, às 15h promove a leitura da obra O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna.
Ariano Suassuna (1927), autor de Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, procura, em sua dramaturgia, aproximar o humor astuto do Nordeste brasileiro das formas cômicas européias exploradas pelo teatro medieval e renascentista, aliando o espontâneo ao elaborado, o regional ao universal, o popular ao erudito.




O Santo e a Porca vai buscar a figura do homem pão-duro na Comédia da Panela, de Plauto, e em O Avarento, de Molière, transformando-se em uma moralidade nordestina, calcada no recurso da confusão de identidade. A linguagem é de farsa assumida e há duas personagens típicas: Caroba e Pinhão, a dupla de empregados que faz da malandragem e da leveza de caráter sua principal ferramenta de ação. Paralelamente à questão espiritual mais elevada, que envolve a protagonista, o dramaturgo também empreende uma crítica à exploração que sofrem os trabalhadores em uma sociedade injusta e desigual.
O VI Ciclo de Leituras Públicas que tem como tema Leituras da Comédia Brasileira será realizado sempre às segundas feiras às 15h e a entrada é gratuita.
As peças serão lidas pelos membros da área artística do TUSP, por artistas em formação, por atores convidados e pelo público presente. A partir desta premissa, espera-se criar um público que acompanhe os ciclos, que vá além da presença eventual, desta forma abrindo espaço para uma experiência de plateia diferenciada que favoreça o sentido de pertencimento à coisa pública por meio da experiência estética.

Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP
Rua Maria Antônia, 294 - Consolação
t. 11 3123-5233

Nenhum comentário: