quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Coletivo Quem promove debate no TUSP

"Ditadura, Democracia e Resistência para Quem" é tema de debate no TUSP

O Coletivo Quem promoverá no TUSP o encerramento da série de debates "Ditadura, Democracia e Resistência para Quem" no próximo dia 29 de outubro, às 14h. Esta série, realizada em quatro encontros, ocupou diferentes espaços públicos, todos simbólicos da luta contra a ditadura. O evento é gratuito.
O objetivo central do debate é questionar o que foi e o que resta da ditadura civil-militar brasileira. Nessa medida, serão discutidas a criação e implantação da Comissão Nacional da Verdade, a Justiça de Transição no Brasil e a relação entre arte e resistência política.


O coletivo promove debates e provocações estéticas com a intenção de discutir as relações ainda existentes entre a ditadura civil-militar e a incipiente democracia brasileira. 
Com o nome Quem, questiona quais eram os atores que lutaram contra e a favor da ditadura e de que forma essa mesma disputa permanece até hoje. Perguntam por Quem matou, torturou e lucrou com a ditadura para recuperar a voz de Quem foi morto e torturado, resgatar seus projetos políticos e entender por que eles ainda precisam ser calados.
O último debate público, que ocorrerá no TUSP, perguntará aos convidados Jaime Ginzburg, João Godoy, Maria Tendlau e Vladimir Safatle: "Arte como guerrilha?". 

Com a mediação de Eduardo Socha, pretende-se discutir a relação entre arte, política e revolução, com destaque para as experiências estéticas brasileiras durante os anos de regime ditatorial. Será que elas ainda possuem algum potencial crítico?

Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP
Rua Maria Antônia, 294 - Consolação

t. 11 3123-5233
Estacionamento conveniado: Mariauto (R. Maria Antonia, 176, R$10,00 – período de 3 horas)
A bilheteria abre 1 hora antes para eventos gratuítos.

Nenhum comentário: