sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Nelson Rodrigues no Leituras Públicas

Viúva, Porém Honesta é a próxima obra do Leituras Públicas

O TUSP dá continuidade ao VI Ciclo do Programa de Leituras Públicas e no dia 07 de novembro, às 15h promove a leitura da obra Viúva, Porém Honesta, de Nelson Rodrigues.
Nelson Rodrigues introduziu na cena brasileira a linguagem de rua, a expressividade do falar cotidiano e a expressividade da gíria. Convém ressaltar que as falas coloquiais do autor de Vestido de Noiva prepararam o caminho para a transformação sofrida pelo teatro brasileiro na década posterior, instaurando no palco a temática e o modo de falar do Brasil, que causaram importante mudança nos diálogos das peças escritas nos anos 60 e no estilo de interpretação dos atores.


Viúva porém honesta é uma sátira violenta ao jornalismo, à crítica teatral e à algumas instituições sociais, onde os elementos farsescos acabam se aproximando bastante do espírito irreverente do teatro de revista.
O VI Ciclo de Leituras Públicas que tem como tema Leituras da Comédia Brasileira será realizado sempre às segundas feiras às 15h e a entrada é gratuita.
As peças serão lidas pelos membros da área artística do TUSP, por artistas em formação, por atores convidados e pelo público presente. A partir desta premissa, espera-se criar um público que acompanhe os ciclos, que vá além da presença eventual, desta forma abrindo espaço para uma experiência de plateia diferenciada que favoreça o sentido de pertencimento à coisa pública por meio da experiência estética.

Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP
Rua Maria Antônia, 294 - Consolação
t. 11 3123-5233

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa vida..... esse horário é tão pouco acessível... 15h! =(